15.10.14

Ansiedade: aquela angústia escondida... aquela necessidade não suprida

"Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós" (1 Pedro 5:7)

Quem nunca se sentiu ansiosa por algum motivo ou até mesmo sem motivos? As causas da ansiedade são muitas! De acordo com a Dra. Ruth Hetzendorfer, entre as causas mais comuns estão: conflito, rejeição, solidão, medo do futuro, perda, circunstância, culpa, tentativa de perfeição, moradia num ambiente disfuncional, ferida emocional, e problemas de saúde (Hetzendorfer 137). Assim como as causas, os efeitos são muitos: falta de ar, insônia, desistência emocional, comida em excesso, entre outros. Mas pra mim, tudo isso se resume em angústia e uma sensação de dever inacabado.

Já faz algum tempo que eu tenho sofrido com ansiedade. Eu me preocupo muito com tudo, todos, e a todo o momento. É como se a minha mente não me deixasse descansar nem por um momento. Depois que eu termino uma tarefa, fico pensando em todas as outras que eu não consegui fazer e me sinto culpada... culpada por não ser perfeita. Mas essa semana eu cansei! Chega! Estou cansada de carregar esse fardo, me preocupando com muitas coisas que não estão sob o meu controle. Eu decidi que precisava mudar, ou eu iria enlouquecer. Sério!

Então pensando em mudança, eu fiz três listas:

Uma com todas as coisas que ficam constantemente na minha cabeça e me deixam super preocupada e ansiosa.

Depois eu dividi essa lista em duas:

Uma com as coisas que eu posso resolver.
Uma com as coisas que eu não posso resolver.

Eu vi que depois que eu coloquei no papel, eu já senti um alívio muito grande. Parece que eu precisava colocar aquilo tudo pra fora e foi de dentro de mim pro papel. Do papel, eu vi que muitas daquelas coisas eu poderia eliminar num só dia. Então eu fiz. Organizei documentos que precisavam ser organizados... contas que precisavam ser pagas... roupas que precisavam ser lavadas...e relacionamentos que precisavam ser quebrados. Sim! Até isso! Eu notei que tinha um relacionamento que não estava me fazendo bem, mas mal. Fiz uma faxina na minha vida... mas sobrou alguns problemas... Os que eu não posso resolver.

Eu vi que os problemas que eu não posso resolver, não adiantaria em nada eu me preocupar. Então resolvi orar. A terceira lista então se tornou a minha lista de oração. Enquanto eu faço as coisas que estão ao meu alcance, eu oro pelas que não estão.

E por mais difícil que seja confiar em alguém pra cuidar dos seus problemas... Deus é o único que pode resolver certos problemas. Ele é o único que pode carregar aqueles fardos mais pesados. Então pra que se preocupar? Pra que tentar carregar sozinha? Lançai sobre Ele toda a vossas ansiedade. Lançai sobre Ele as portas fechadas... Lançai sobre Ele o parente doente... Lançai sobre Ele o carro quebrado sem dinheiro pro conserto... Lançai sobre Ele o cônjuge que saiu de casa... Lançai sobre Ele o diagnóstico dos médicos... Lançai sobre Ele a infertilidade... Lançai sobre Ele o desemprego... Lançai sobre Ele a geladeira vazia... Lançai sobre Ele TODA a vossa ansiedade. Não é só uma: é TODA! Porque ELE tem cuidado de vós!

Deixa Jesus cuidar de você! :)

Eu deixei, e estou me sentindo cuidada... e isso faz tão bem!

Beijos!

Um comentário: