13.2.13

Auto Estima: A Mulher Samaritana Encontra-se com a Fonte de Vida


A Bíblia ensina vários exemplos de como Jesus tratava, aconselhava e cuidadava das pessoas que sofriam de baixa auto-estima. Um desses exemplos é a mulher de Samaria, cuja história foi descrita por João em João 4:1-45.

a. Aceitação e Amor 

Embora Jesus sabia que a mulher junto ao poço era uma samaritana, Ele trocou um diálogo com ela: um diálogo que mudou sua vida. Hertig citando Paulo Freire escreve: "O amor é ao mesmo tempo a base de diálogo e o diálogo em si" (127). Um diálogo livre de preconceito pode curar uma pessoa que tem baixa auto-estima e tem medo de rejeição. "O que Jesus fez é surpreendente por dois motivos. Primeiro, ele fala com uma mulher. Segundo, ela é samaritana. A Mishná indica que as mulheres samaritanas foram consideradas como perpetuamente imundas" (Bock 435). Assim, Jesus não era o único que sabia que esta mulher era impura. Ela sabia disso. A mulher samaritana sabia que ela era conhecida como impura. Ela sabia que além de ser mulher e samaritana, ela também era uma divorciada, o que torna sua situação ainda pior segundo um ponto de vista judaico. 

A mulher samaritana tinha uma baixa auto-estima. Em João capítulo 4, versículo 9, ela diz a Jesus: "Como é que Tu, sendo judeu, pede de beber a mim, uma mulher samaritana?" Sua dor emocional era profunda quanto o poço de onde ela foi tirar água. Ela estava coberta de vergonha, culpa, medo, perda e rejeição. "Ao pedir um favor a uma mulher samaritana, Jesus redefiniu o que ela realmente era e poderia ser. Ele reposicionou ela. À sua pergunta, todos os "ismos" da mulher foram desvendados - o racismo, o sexismo, o classissismo, e o regionalismo"(Hertig 124, 125). Jesus levou a mulher samaritana para um "espelho" e mostrou à ela quem ela realmente era.

b. Genuinidade e Confronto
  
Uma das seis disciplinas usadas por conselheiros cristãos descritas por Clinton e Ohlschlager é "confissão e arrependimento de espírito" (138). De acordo com Clinton e Ohlschlager:
Conselheiros cristãos vão, às vezes, envolver os clientes na confissão de pecado. Eles vão desafiar comportamento pecaminoso, lamentar sobre o pecado e suas conseqüências, leva-los  ao arrependimento, e incentivar remorso. Eles também procuram compreender e erradicar as muitas mentiras, enganos, justificativas, e desvios de comportamento pecaminoso e atitudes. (138-139) 

Jesus confronta a mulher samaritana. Ela pede a Jesus por esta água viva, mas Jesus sabe que para curar a ferida externa, uma ferida muito mais profundo deve ser curada. Jesus vai direto e toca a camada mais profunda de sua alma. Jesus leva-a para fora de sua zona de conforto e incentiva-a a confessar o seu pecado. Jesus ajuda a "entender e erradicar as muitas mentiras, enganos, justificativas, e desvios de comportamento pecaminosos e atitudes" (Clinton e 139 Ohlschlager). A pessoa precisa ser verdadeira consigo mesma, a fim de encontrar a cura para suas feridas internas.

c. Encontrando a sua identidade própria em Cristo 

Conselheiros cristãos devem seguir os passos de Jesus quando ajudam alguém a encontrar a cura e sua verdadeira identidade em Cristo. "Quando diálogo de amor transcende todos os preconceitos e os estereotipos convencionais, a recuperação de uma pessoa e re-criação à imagem de Deus é possível, não importa o quão quebrada a pessoa possa estar" (Hertig 127). Depois que a mulher samaritana encontrou Jesus, sua vida mudou completamente. Seus olhos espirituais foram abertos, e para ela foram reveladas verdades espirituais. Ela encontrou seu verdadeiro eu. "Jesus afirmou e desafiou a mulher samaritana, e ela se tornou completa. Muitas pessoas hoje estão sedentas para tal encontro" (Hertig 127). Conselheiros cristãos têm as ferramentas para ajudar as pessoas a se deslocar do vazio e de um estágio de baixa auto-estima para um estágio de plenitude e conhecimento da sua identidade em Cristo. Hertig enfatiza, "a liderança cristã de hoje precisa afiar e suavizar o seu poder através de um serviço sensível à humanidade em crise. Pastores, seminaristas e congregados estão refletindo a macro-população, quebrada e em anseio por plenitude" (127).


Bock, Darrell L. Jesus According to Scripture: Restoring the Portrait from the Gospels. Grand Rapids, MI: Baker Academic, 2002. Print.

Clinton, T., & Ohlschlager, G. Competent Christian Counseling: Foundations & Practice of Compassionate Soul Care. Colorado Springs: WaterBrook Press, 2002. Print.
Hertig, Young Lee, Chloe Sun, Kirsten Oh, Deborah H. Gin, Grace C. Kim, Beverly Chen, Joy L. Wong, and Melanie Chow. Mirrored Reflections: Reframing Biblical Characters. Eugene, Or.: Wipf & Stock, 2010. Print.

Nenhum comentário:

Postar um comentário