8.2.13

Saladas da Sara

Oi gente,

Depois de um longo e tenebroso inverno aqui estou eu de volta :) Trabalhando o dia inteiro e estudando em tempo integral consume toda a minha energia e muitas vezes minha inspiração também.


Hoje uma amiga minha me escreveu pedindo receitas de saladas e eu me inspirei e aproveitei pra escrever pra vocês também.


Salada tem sido meu almoço todos os dias. Eu amo saladas. O segredo é usar a criatividade pra uma refeição super saudável e apetitosa.


Minhas receitas da semana:



Ingrediente comum em todas elas: folhas verdes.

Aqui a gente compra um pote cheio de folhas verdes ja lavadinhas, então isso facilita muito na preparação da salada. O meu conselho é comprar vários tipos de alface, agrião, rúcula, espinafre principalmente, e já lavar no final de semana, misturar tudo, e colocar num pote que tenha algum tipo de "respiração."

Agora vamos ao cardapio:

Salada número 1:

Folhas verdes à vontade
Blueberries (Mirtilo)
Uvas (umas 5)
Tomate cereja (pode ser tomate normal também, cortadinho)
Queijo parmesão ralado (só um pouquinho)
1 ou ½ de peito de frango grelhado cortadinho


Salada número 2:

Folhas verdes à vontade
½ Maçã cortadinha
Tomate cereja
Nozes (pode ser substituido por castanhas, amendoas, e etc)
Cereja seca (só pra dar um gostinho, pode ser substituido por outro tipo de Frutas secas, mas cuidado na quantidade)
1 ou ½ de peito de frango grelhado cortadinho

Salada número 3:
Folhas verdes à vontade
Tomate cereja
Amendoas (das cortadinhas bem fininhas)
Azeitonas (umas 2 ou 3)
Tangerina (uns cinco gominhos)
1 porção de Salmão (ok, eu sei que aí no Brasil não é tão fácil assim comprar salmão, mas ele pode ser substituido por outro peixe, até atum de lata sem oléo fica bom)

Salada número 4:
Folhas verdes à vontade
Brocolis cozido
Vagem cozida
Cenoura ralada
Torradinhas de salada
1 porção de Peixe, eu uso tilapia (em caso de “emergência” pode substituir por outro tipo de proteína – carne branca)

Salada número 5:
Folhas verdes à vontade
Morango
½ Maçã cortadinha
Nozes
1 ou ½ de peito de frango grelhado cortadinho

Opção de molho:

Muitas vezes eu uso somente suco de ¼ de uma laranja. Isso mesmo, eu gosto do sabor de frutas e na maioria das vezes, na verdade todas as vezes, nem coloco sal.

Gosto muito de um molinho que vende pronto aqui de Romã e Framboesa, esse é light, mas mesmo assim não pode abusar.

Iogurte natural também fica gostoso como molho de salada, pode misturar com suco natural.

E o mais popular dos Brasileiros, mas que continua sendo uma delícia, limão, sal e azeite de oliva extra-virgem.

O azeite é muito importante pra dieta, o chamado de “gordura boa” que faz parte de uma alimentação saudável.

Dica: quem não gosta de azeite, mas gosta de abacate, pode colocar uma pequena porção de abacate na salada. O abacate também contém a “gordura boa”  e fica uma delícia na salada. Mas cuidado com a porção, porque abacate é altamente calórico.

Um comentário:

  1. Oi Sara!
    Eu amooo saladas e as dicas são ótimas principalmente por misturar frutas que eu amo também rsrs. Tal mãe tal filha, a Johanna é fã número 1 de folhas verdes, tomates e frutas, vamos seguir as dicas. Beijoss

    ResponderExcluir