3.7.10

RAABE - Uma Salvadora Perspicaz


Nao ha duvidas que Raabe era uma mulher inteligente. Demonstrou um conhecimento impressionante da historia recente de Israel e daquilo que Deus estava fazendo pelos israelitas ao aproximarem-se de seu pais. Na verdade, parecia ter mais consciencia da intervencao divina em favor de Israel do que os proprios israelitas (Observe a semelhanca de suas palavras em Js 2.9-11 com Js 1.2,11,13). Alem disso, fez um acordo de protecao com os espias, escondendo-os, e foi mais astuta do que os homens de seu povo que foram procura-los. Raabe tambem demonstrou iniciativa ao conseguir a salvacao de toda a sua familia. Era uma mulher de grande coragem, pois ajudar os israelitas era uma traicao passivel da pena de morte nao apenas para ela, mas para todos os seus familiares. Uma vez tomada a decisao, nao havia como voltar atras.

Por fim, Raabe possuia discernimento espiritual. Reconhecendo a disparidade entre o Deus de Israel e os outros deuses a quem ela e seu povo serviam. O Deus de Israel era supremo - nao compartilhava com ninguem a sua soberania sobre os ceus e a terra, como supostamente faziam os deuses pagaos (Js 2.11). A confissao de fe inicial de Raabe eh vista no uso do nome Jave. Sem nenhuma corroboracao ou informacao de seu meio ou dos israelitas, ela empregou o nome de Deus segundo sua alianca, o nome proferido a Moises quando os israelitas sairam do Egito (Ex 3.14). Em seguida, mais uma vez sem nenhum incentivo de outros, agiu em funcao de seu compromisso com Deus e escondeu os espias. Esse tipo de fe incomum no meio do povo de Deus no Antigo Testamento eh ainda mais extraordinario numa prostituta gentia.

Raabe eh um exemplo de como tomar decisoes certas e manter-se firme, mesmo quando isso significa opor-se aos seus semelhantes. Nao eh de se admirar que Deus tenha honrado a fe e coragem dessa mulher colocando-a na linhagem do Messias. Boaz, um dos homens mais bondosos e justos do Antigo Testamento, era um de seus filhos. Deus honrou a fe e a coragem de Raabe ao coloca-la na linhagem nao apenas do grande rei Davi, mas tambem de Jesus, o Rei dos Reis.


Fonte: A Biblia da Mulher - SBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário