9.7.10

Jael - Uma Beduina Astuta


Jael, esposa de Heber, pertencia a tribo dos queneus, um povo seminomade do deserto que, desde o tempo de Moises, mantinha bastante proximo com os israelitas. Alem de se dedicarem a agricultura, tambem eram metalurgicos que provavelmente haviam adquirido suas aptidoes nas minas de cobre egipcias da peninsula do Sinai.

Heber (nome que significa "aliado")havia deixado seu povo e acampado no extremo norte, proximo a Hazor. Aliou-se a Jabim, talvez ajudando-o a desenvolver carros de guerra poderosos. Assim, a decisao de Jael de tomar o partido dos israelitas, e nao dos cananeus - os aliados de seu marido - foi extremamente significativa. Suas atitudes sugerem que ela colocava seu compromisso com Deus acima ate mesmo de seu marido.

Como o relato de Juizes deixa claro, Jael se mostrou estramente astuta ao chamar Sisera e o abrigar em sua tenda. Ofereceu-lhe leite ou iogurte (ate hoje uma bebida preciosa para os beduinos) e o fez adormecer. Entao, usando ferramentas de trabalho, uma estaca e um martelo para armar tendas, Jael matou seu hospede, o inimigo de Israel e de Jave.

Eh ironico que Sisera tenha se refugiado na tenda de uma pessoa amistosa e encontrado ali a sua morte. Fugiu atemorizado dos guerreiros poderosos que o perseguiam, mas ao mesmo tempo confiou sua vida a uma simples mulher. Sisera, o grande guerreiro, sofreu a maior de todas as humilhacoes. Ao morrer pelas maos de uma mulher. Jael, por sua vez, foi exaltada por seu ato heroico no Cantico de Debora (Jz 5.24).

Mais uma vez Jave cumpriu uma profecia (Jz 4.9,21) e deu uma vitoria gloriosa (vs. 23-24) mostrando, assim, ser o Deus unico e verdadeiro. Neste episodio que honra as mulheres, Debora e Jael, foram usadas por Deus para cumprir seu proposito de livrar o povo dos inimigos.

Fonte: A Biblia da Mulher - SBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário